América do Sul,  Brasil,  Gramado,  Sul

Um dia em Canela (Vizinha a Gramado)

Gente, Canela é uma cidade vizinha, ás vezes esquecida, de Gramado. Infelizmente por causa do tempo só conseguimos fazer um dia em Canela, então vamos juntos!

Já temos um post sobre Gramado passeios imperdíveis e outro post sobre Passeios em Gramado gratuitos, esse é top viu. E um post com os 10 fatos a considerar, antes de fazer seu roteiro para Gramado.

Nosso dia começou indo para Snowland. Localizado entre Gramado e Canela, o Snowland é um parque de neve indoor. O parque, é bem grandinho, possui uma área total de 16 mil metros quadrados, sendo 14.800 de área coberta,  e 8,1 mil m² dedicados à experiência com a neve. A temperatura por lá é de  -3ºC e -5ºC. Mas pode ficar despreocupado o parque disponibiliza na entrada roupas, luvas e capacetes para você suportar o frio. Eu indico ir de calça, meia, cachecol e luva (mesmo com as roupas emprestadas eu passei um pouco de frio ao brincar com a neve). O parque é bem legal, principalmente se você estiver com crianças, elas vão amar cada detalhe.

Dica, não leve bolsa pois o guarda-volumes é pago a parte.

Na entrada do Parque (já com a vestimenta de Neve)

Ficamos da hora que abriu 10h até 12h, mais ou menos (foi o suficiente, dois adultos). O parque tem muita coisa para fazer, e várias áreas. Então se você ficar com frio pode ir para área mais quentinha. Tem restaurante, cafeterias, área para fotos, compras, lanches, banheiro, patinação no gelo. Pago a parte são os  equipamento e as aulas de ski  ou snowboard, comidas e lanches. Preço R$ 160 inteira, sim tem direito a meia-entrada estudantes e idosos. Esse passaporte (ingresso padrão) dá direito à entrada no parque, 30 minutos de patinação no gelo (a partir dos 6 anos de idade) e empréstimo das roupas térmicas para entrar na área de neve. Dentro da área de neve o passaporte permite que o visitante curta todas as atrações do local (esquibunda, airboarding, playground, etc) exceto a pista de esqui e snowboard .

Em seguida partimos para almoçar no Centro de Canela, conhecida pelos parques naturais, clima serrano e tradições europeias, espetáculos e o Sonho de Natal. Confesso que nos surpreendemos com a cidade. Ela desfruta de uma infraestrutura com bons hotéis, comércio varejista, comércio artesanal, gastronomia de qualidade (com os cafés coloniais, restaurantes, chocolate quente, vinhos, queijos, bolos e os licores caseiros). Então elegemos um dos restaurantes e almoçamos, não lembro o nome. Passamos pela Estação Campos de Canella, o espaço da antiga estação ferroviária foi renovada e agora dá lugar a restaurantes e lojas

Depois fomos andar pelas ruas (Rua Oswaldo Aranha), conhecendo sua praças, lojinhas, apreciando a decoração (cada lugar lindo para fotos e exposição da nossa figura). As ruas estavam devidamente caracterizadas para o Natal. Existe o serviço de ônibus tour na cidade, mas como falei não tínhamos muito tempo. Encontramos a Catedral de Pedra de Canela, maravilhosa e imponente. Igreja com um carrilhão de 12 sinos de bronze importados da Itália. Claro fizemos muitas fotos, até um mini ensaio fotográfico com um rapaz que estava na frente a igreja, tirando fotos das pessoas e depois você deixa uma boa gorjeta. A noite, a Catedral de Pedra é iluminada com luzes coloridas, e durante os eventos natalinos, ganha uma decoração especial. Mas infelizmente não ficamos.

Encontrei uma loja TUDO por R$ 10 entrei rapidinho, catei umas bugigangas e saímos (Loja: Mega 10 Canela,  Rua Dona Carlinda, 358, Centro).

Em seguida pedimos um Uber e fomos ao Parque Estadual do Caracol, a vista que você tem desse parque é inesquecível, um dos principais cartões postais da Serra Gaúcha, visita obrigatória para quem vai a Canela e Gramado. A entrada foi R$ 20 (meia entrada), passamos a tarde por lá.

O parque fica a 7 km do centro de Canela e possui 25 hectares de área. O parque é realmente gigante, com muitas atrações, desde a passeio em trilhas, cachoeiras e trem, vista panorâmica e uma Cascata belíssima.

O parque é fácil a visitação (apesar do mapa que assusta), existem placas indicando os lugares, assim oportunizando das pessoas escolherem o trajeto e o local que querem visitar. O ponto mais visitado e a primeira parada, obrigatória, é a cascata. A vista da Cascata pode ser apreciada do mirante, é seguro. E você pode fazer uma pequena trilha e apreciar o local de ângulo diferente. Foi uma aventura para mim, porque não sou muito de trilhas, mas essa foi fácil e maravilhosa!

Além de restaurantes, lanchonetes, Vila de Artesanato, área para churrasco e uma grande área para relaxamento e contemplação. O parque ainda conta com outros atrativos como a Escada da Perna Bamba e um observatório ecológico (esse pago a parte, não fomos).  A Vila do Artesanato, é uma atração a parte. Confesso que me empolguei nessa feira, ela atrai os visitantes pela diversidade de coisas e pelos PREÇOS que são maravilhosos (pode pechinchar). Compramos roupa de frio (casaco grande para frio intenso (R$ 250), meias grossas (R$ 20), blusas e calças segundas peles (R$ 20 e R$ 40), cachecol e gorro, R$ 10 cada). O Parque funciona de 09h às 17h.

Cacata do Caracol (Vista do Mirante)

Depois desse dia intenso em Canela, chamamos Uber de dentro do parque e voltamos para Gramado. Gostaria de dizer que Canela tem uma infinidade de atrações, passeios, parques, museus e restaurantes. Mas infelizmente nosso tempo era curto e foi o que conseguimos fazer, recomendo tudo que fizemos hoje.

Para mais fotos e informações sobre o local acessar meus posts sobre Passeios em Gramado gratuitos, Gramado passeios imperdíveis, e 10 fatos a considerar, antes de fazer seu roteiro para Gramado.

Me segue nas Redes Sociais e não perca nenhuma viagem da Professora Viajante!