América do Sul,  Brasil,  Gramado,  Sul

Passeios Gratuitos em Gramado/RS

Minha Gente, Gramado é realmente um sonho, e se for na época natalina é um sonho de Natal. E digo mais, não é apenas um sonho de criança, é incrivelmente aproveitável para todas as idades. Pode ser uma viagem romântica, uma viagem entre amigos, todo mundo vai sair feliz de lá. Mas vamos as dicas para economizar, ok? Muita gente fala que Gramado é caro, que é pega turista, e tal. O fato é que ela é uma cidade extremamente turística e bem preparada para isso. Quem vai a Gramado se sente acolhido, as pessoas são muito receptivas e a viagem fica realmente um sonho. Por isso, vale a pena você gastar um pouco nessa cidade. Porém tenho uma lista de PASSEIOS GRATUITOS que irão diminuir no final seus custos e você vai aproveitar muito, vamos aos passeios Gratuitos?

Casa de Artesanato localizado na Praça das Etnias

Fiz uma lista de locais para passear em Gramado e Canela. A dica pulo do gato para quem for fazer as atrações da cidade é verificar as possibilidades de meia – entrada. Todos os lugares que fui, tinham opção de meia entrada para Idosos e estudantes. Mas claro nesse post dou aquela valorizada nos *gratuitos*. (Essa é a minha lista). Ajude a completar nos comentários!

1. Praça das Etnias e Casa do Colono, fica bem próximo ao centro e reúne várias coisas para fazer. Deixe um tempinho do seu dia para passear por lá, na época do Natal, ela agrega a vila de Natal (acontece desde outubro até começo de janeiro) fica toda decorada, bem iluminada, tem até uma linda árvore de Natal e a casa do Papai Noel. Também tem várias lojinhas de produtos natalinos (uma perdição para que gosta de Natal, como eu). No dia a dia é uma praça é compostas de “casas” de arquiteturas européia com lojas e comidas artesanais (as melhores comidas locais que você poderia imaginar) o melhor GRÁTIS, a entrada na praça, as comidas não. Mas sempre pode provar não é mesmo? A feirinha de artesanato tem alguns boxes, com variados artigos. Desde comida a decoração (excelente preços, melhores do que as grandes lojas e você ainda ajuda o produtor local). Lá também fica localizada uma casa de pedra, onde você pode adquirir os passeios de agroturismo, cujo ponto de partida é em frente à praça. Um detalhe, a praça fica coladinha com a rodoviária (Caso você venha de Porto Alegre de ônibus, é super central a Rodoviária) .

Minha comida artesanal preferida, comprada na casa do colono foi, o biscoito de Gengibre. Em nenhum local em Gramado, o biscoito tem o mesmo sabor. (Deise France, 2020)

Praça das Étnias na época do Natal (Vila de Natal)

2. Visitar as lojas de chocolate, não paga para entrar nas lojas e tem chocolatinhos a partir de R$ 1,10. E as lojas são encantadoras, fotogênicas , cheirosas e sempre tem aquela provinha, GRÁTIS. E saiba que Gramado também é famoso pelos seus chocolates artesanais. As principais lojas que visitamos, mas existem outras, foram Florybal, Lugano e Caracol. O detalhe é que elas estão espalhadas por todo centro de Gramado, então sempre entre em uma para fotos e degustação (rsrsrs). Ah, não esqueça de tomar o chocolate quente, isso é imperdível (não é de graça, mas vale cada centavo pago e quilo adquiro).

3. Avenida Borges de Medeiros, é a mais central e falada rua da cidade. Se seu hotel for próximo a essa rua (boa dica para procurar hospedagem), a localização é perfeita. Apesar disso, o Uber funciona muito bem por lá (usamos ele todos os dias). A avenida Borges de Medeiros é um shopping a céu aberto. A via é realmente importante, é lá que acontecem muitos eventos, onde fica boa parte das atrações e também a grande maioria das lojas da cidade e dos restaurantes ficam nela. Além de enorme, a rua é linda! E o passeio por ela é GRÁTIS e obrigatória, não tem como escapar dela. Na época natalina uma árvore de natal ENORME é montada nela! (eu amo o Natal).

4. Pátio da Igreja da Matriz São Pedro, é um símbolo imponente da Cidade. Tudo bem se você não gostar de visitar igrejas, nem precisa entrar. Na frente dela em seu Pátio você já consegue identificar o contexto e tirar suas fotos (ao redor tem bastante coisa para fazer). Em frente da igreja ficam 12 estátuas dos apóstolos, em tamanho real com identificações. À noite, os holofotes ficam acessos iluminando a Igreja e seus visitantes. Nem preciso falar que na época do natal, fica deslumbrante. Rende boas fotos e o melhor, GRÁTIS.

5. Termômetro na frente da Igreja Matriz São Pedro, é um artefato muito interessante, principalmente se estiver bem frio ou bem quente, ele mostra a temperatura atual do local. É famoso pelas fotos marcando temperaturas negativas, vale a foto e é GRÁTIS.

Termômetro e Igreja de São Pedro

4. Fonte do Amor Eterno, localizada ao fundo um pouco da Igreja Matriz de São Pedro. Passeio romântico obrigatório, se tiver com o crush passa lá. Á noite ela é um show a parte. Dizem que ela foi baseada na famosa Fontana de Trevi, na Itália, sei que é mesmo um dos pontos turísticos da cidade. Para fazer a foto é GRÁTIS, mas se quiser colocar o cadeado tem que pagar por ele. Dessa vez não fiz minha mandinga de sempre (cadeado em Paris e Uruguai).

5. Rua Torta, outro ponto turístico da cidade, o nome oficial da rua é Emilio Sorgetz, ponto bastante visitado que chama atenção do turista e de quem passa por ela. É famosa por ser sinuosa, segundo lenda local sua forma torta lembra uma das mais famosas ruas da Califórnia a Lombard Street. Sei que rende fotinhas fofas, criativas e é GRÁTIS.

6. Estátua do Quiquito, a estátua fica na Rótula das Bandeiras, na Praça Leopoldo Rosenfeldt e é uma das paradas obrigatórias dos turistas. Nesta praça estão hasteadas as bandeiras de todos estados brasileiros e a Estátua réplica do Kikito, o troféu que representa o Deus do Bom Humor, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado. E o auge, acesso GRÁTIS.

7. Rua Coberta, fica no centro da cidade (próximo a Matriz de São Pedro), é um espaço que contempla restaurantes, cafeterias e lojas. Também é palco para diversas apresentações culturais e eventos, incluindo o Festival de Cinema – quando um imenso tapete vermelho é estendido por toda a extensão da Rua Coberta até a entrada do Palácio dos Festivais. Ela funciona o ano inteiro, mas na época natalina fica especialmente decorada (como toda a cidade). Confesso não sente em nenhum restaurante, apenas bati perna e tiramos fotos, isso é GRÁTIS.

Palácio dos Festivais durante o espetáculo de acendimento das Luzes

8. Palácio dos Festivais, a casa do cinema brasileiro em Gramado. É assim chamado o Cine Embaixador, que depois virou Palácio dos Festivais, por ser sede de um dos maiores eventos do cinema do Brasil e latino.  No período do Natal Luz, funciona como bilheteria central e sedia uma das atrações mais esperadas do evento: o Show de Acendimento, que é a encenação e milhares de luzes são acesas. O espetáculo ocorre às 21 horas e é sempre muito aguardado, fica lotado toma conta até da Avenida Borges de Medeiros. Detalhe: Evento GRÁTIS.

9. Lago Joaquina Rita Bier, ele fica assim que você chega ao Centro. Ele é um lago artificial com 17 mil metros quadrados. As araucárias ao redor contribuem com a beleza ao local, apesar de pequeno, o lago tem uma ilhota de onde é possível ter uma visão diferente do entorno. É possível perceber que as pessoas fazem caminhadas, piqueniques em volta do lago. Ou apenas para contemplar o visual, apreciando a natureza e também as casas, restaurantes e hotéis que foram construídos próximos. Passeio GRÁTIS. Durante o Natal Luz, o lago recebe um dos grandes espetáculos. Arquibancadas são instaladas em volta do lago para que se possa apreciar um show de luzes e águas (o lago tem chafarizes, mas nem sempre eles estão ativos). Dica pulo do gato, durante os shows (que são pagos e caros) você consegue assistir do lado de fora, meio que de penetra mas dá pra assistir, um pouco desconfortável mas é possível.

Lago Negro (Pedalinhos)

10. Lago Negro, este é um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado. As águas escuras do Lago são envolvidas pelo verde das árvores que fazem deste um dos lugares mais bonitos da cidade. A visita é GRÁTIS e é recomendada a qualquer hora do dia, para caminhadas ou passeios com a família, piqueniques, encontros românticos, o local está sempre movimentado. As flores as margens do lago, são hortênsias e azaleias, proporcionam momentos de tranquilidade e contemplação. Vários animais (patos e pássaros dão ainda mais vida ao local). Existe um pedalinho nesse lago, aqueles patinhos que você pode passear pelo lago. NÃO tem meia entrada, então não fomos. (Novembro de 2019 estava R$ 40 por 10 minutos)

11. Pórticos de Gramado, existem dois pórticos nas duas entadas da cidade. Os dois a visita é GRÁTIS e as fotos são verdadeiros cartões postais da Cidade. Um deles é o Pórtico Via Nova Petrópolis, com inspiração no estilo bávaro. Feito de pedra com detalhes em madeira recortada, ele dá as boas-vindas aos visitantes, arborizado com um jardim lindo. O outro é o Pórtico Via entrada Taquara que tem arquitetura de estilo normando, reforçando a origem alemã, que é muito presente na cidade. Ao lado desse pórtico há um banheiro público, um posto de informações e flores, perfeitos para fazer o primeiro registro fotográfico da cidade. (faça logo a foto porque você pode ficar cansado depois e não querer parar).

12. Parada de Natal na Rua Borges de Medeiros, esse espetáculo acontece no período do Natal Luz, (sextas, sábados e domingos, sempre às 16 horas, com espetáculos extras nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro). Advinha? é GRÁTIS. Em torno de 40 artistas desfilam na avenida principal da cidade com figurinos e adereços, carros alegóricos e bastante empolgação. As crianças adoram e confesso que os grandinhos também.

Templo Budista, três Coroas.

13. Nova Petrópolis, a cidade é Vizinha a Gramado. Caso você tenha um tempinho sobrando pode dá um pulinho na cidade ao Lado para passeios e fotos. Ela é simpática e tranquila vizinha (35km de Gramado) que ainda cultiva os costumes dos imigrantes alemães. Comumente conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, pois mantém suas ruas e praças sempre florida. Ela é muito charmosa, aconchegante merece uma voltinha. Você pode ir de Uber ou ônibus, saídas da rodoviária de Gramado. Passeio GRÁTIS, paga apenas o transporte.

14. Templo Budista Três Coroas,  o lugar não fica bem em Gramado, mas fica a 31 km, se tiver um tempo vá. O templo foi fundado em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, e se tornou um ponto turístico pelas exuberantes construções tibetanas que abriga, vibrantes em cores e detalhes o local encanta a todos. É um excelente passeio, tem espaço pra criançada correr por lá e é seguro. Pulo do gato a entrada é GRÁTIS mas doações solidárias são bem-vindas para manter o espaço. Para saber quando o templo está aberto verifique no website do templo.

Restaurante Buffet Livre (Como a vontade)

Dica Extra quase de graça: Gramado está repleto de restaurantes no esquema “Buffet Livre”, você paga um determinado valor e pode comer a vontade. Isso é o que há de melhor rsrsrs vimos Buffet com preços a partir de R$ 19,90. Mesmo para Vegetarianos (como a gente) valeu a pena. Claro que também tem os mais sofisticados, mais luxuosos, seu bolso é que vai definir qual deles você vai querer ir.

Dica pulo do gato, acesso o site www.laçadordeofertas.com.br e verifique as promoções referentes a Gramado antes de comprar no estabelecimento. Esse site tem MUITAS ofertas e ás vezes até pela metade do preço. Tem restaurantes, hospedagens e até atrações.

Para mais fotos acessar o Instagram Destaques Gramado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *